DE ONDE VEM A PALAVRA “SEBO”?


DE ONDE VEM A PALAVRA “SEBO”?

26 de abril de 2009

By 
Existem algumas versões a respeito da origem do termo sebo, uma delas diz que no tempo em que não havia luz elétrica as pessoas liam à luz de velas. As velas, naquele tempo, eram feitas de gordura, de sebo. Conforme iam derretendo, acabavam sujando os livros, que ficavam engordurados.
Outros dizem que os estudantes e leitores vorazes por irem a todos os lugares com um livro embaixo do braço acabavam por torná-lo sujo, ensebado. Por isso, os alfarrabistas, vendedores de livros velhos, ficaram conhecidos no Brasil como caga-sebos, e com o tempo a livraria que negocia usados ganhou o nome de sebo, que não era lá muito elogioso. 
Dizem que um livreiro de Pernambuco foi o primeiro a assumir esse nome e colocá-lo na porta de entrada da sua livraria, nos anos 50.
Uma outra versão foi defendida por Silveira Bueno (Grande Dicionário Etimológico Prosódico da Língua Portuguesa), que classifica: “Do particípio presente ‘sapiente’ se fizeram várias derivadas: ‘sabença’ (‘sapientia’), ‘sabente’ e desta forma ‘sabentar-se’ em espanhol, ‘asabentar’ em provençal, catalão, correspondendo ao italiano ‘insaventire’, tornar-se sábio, eruditar-se, instruir-se, donde o português arcaico ‘assabentar’, ‘sabentar’. Desta forma verbal saiu ‘sabenta’, a apostila, o conjunto de lições, explicações de aula.

 Houve assimilação de ‘a’ e ‘e’ (‘sebenta’) já sob a influência do adjetivo ‘sebento’, ‘sebenta’. Assim, ‘sebenta’ nada tem a ver com ‘sebenta’ de sebo, mas queria dizer: a obra, a coleção de notas de classe que tornava o estudante mais preparado, mais sábio.”Já Eurico Brandão Jr. discorda quanto a relação entre “sebo” e o hábito da leitura à luz de velas. Segundo ele, isso se deve ao fato do livro ser manuseado constantemente, o que deixa os volumes engordurados, “ensebados”. Por essa razão, os proprietários de obras raras costumavam encaderná-los com revestimento de couro. O termo sebo tornou-se comum à partir da década de 60 e, ainda segundo Eurico, o primeiro livreiro no Brasil a usá-lo foi o seu pai, em Recife: Sebo Brandão. Por essa razão, os clientes estrangeiros que o procuravam, o chamavam de Mr. Sebo, pensando tratar-se de nome próprio…Sobre o termo caga-sebos, Eurico esclarece que vem do nome de um pássaro comum em Pernambuco e cita em reforço, tanto o dicionário de Rodolfo Garcia, como o do Aurélio, que mencionam a palavra como sinônimo de “vendedor de livros usados”. Mas caga-sebos ou caga-sebista não têm sentido pejorativo.Eurico também revelou que seu pai está escrevendo um livro autobiográfico onde aprofunda as pesquisas sobre a origem do termo, comprovando definitivamente suas teses sobre este tema.

| Quiosque Cultural |



O Projeto Quiosque Cultural tem como objetivo a valorização do autor, do livro e da criação literária, especialmente na Bahia. É um espaço aberto para todos que vêem a leitura como fator importante para o desenvolvimento pessoal.

| Achei Livros Usados |


  • Telefone: (61) 3272-4647
  • Endereço: SHCGN 707 BL C LJ 17 – Asa Norte
  • Especialidade: filosofia, literatura, historia e livros didáticos.

| COPE Espaço Cultural |







A empresa COPE LIVROS do ramo de sebos e livros usados, foi inaugurada no ano de 1996 na cidade de Brasília - DF. Hoje a loja se chama COPE ESPAÇO CULTURAL e possui mais de 300m².
Está muito bem estruturada e organizada, trabalhando com livros, CDs e DVDs .

A COPE ESPAÇO CULTURAL é o lugar ideal para encontrar os livros que você procura . Venha conferir nossa ótima qualidade de atendimento e mergulhar em nosso acervo de mais de cem mil livros .

Temos Livros - Revistas - Gibis - Mangás - Bibliotecas - CDs - DVDs - Dicionários - Enciclopédias - Apostilas Para Concursos

| Sebão de livros |


SEBÃO DE LIVROS USADOS

Empresa nos segmentos de livraria, há 12 anos no mercado tendo como objetivo oferecer conhecimentos e sabedoria.

Informações Adicionais

Telefone 1: (61) 3447-6672

Telefone 2: (61) 9113-6448

Cidade: Asa Norte

Endereço: SCLN 409 BL D LJ 71


Serviços Oferecidos:
Trabalhamos com Livros didaticos, Ensino medio, Fundamental, Religiosos, Bíblico, Infantis, Exotericos entre outros.
Estamos na estante virtual.
Prestamos serviços em todo o DF.

Produtos Oferecidos:
Compra de Livros novos e usados.

Horário de funcionamento:
Segunda à Sexta;
09:00hs às 19:00hs.
Sábado:
09:00hs às 14:00hs